terça-feira, 8 de julho de 2014

Desenvolvimento do bebê- 0 à 4 meses

O bebê chegou trazendo imensas alegrias e imensas dúvidas. Podemos mensurar seu desenvolvimento físico por meio do peso, altura, aferir a temperatura e estes dados, nos confortam, pois podemos perceber que nosso bebezinho cresce e desenvolve bem.
E seu desenvolvimento psicológico, como podemos saber que se seu está adequado?
Temos aqui alguns sinais que a criança está se desenvolvendo de forma saudável, fique atento a eles:
Dos 0 aos 4 meses
• Olha para o rosto da mãe enquanto está mamando.
• Reage com movimentos diante de sons mais fortes.
• Acompanha com o olhar os movimentos da mãe.
• Procura o seio da mãe para mamar quando é colocado no colo.
A relação mãe/criança neste momento precisa demonstrar uma troca, e o bebê não se mostrará passivo. De modo geral, precisa reagir ao ambiente, ao toque aos sons, aos cheiros particulares de sua casa. Mostrar que quer o seio, o colo, mostrar-se incomodado com o calor ou o frio.
Estes são importantes sinais de interação, aos quais pais, familiares e profissionais de saúde precisam se atentar bastantes nestes primeiros meses.
Também é importante que a mãe desenvolva seu jeito próprio de lidar com seu bebê, que entenda seus choros, dê significado a eles. Saiba que este chorinho é de cólica, este de fome, aquele porque quer colo, etc.
A criança precisa de alguém que vá lhe apresentando o mundo, já que é um novato, e a ajude a se encantar com cada nova descoberta. E, nestes primeiros dias,(primeiros anos seria mais adequado) tudo é descoberta, e, nós, os adultos, devemos nos permitir ao nosso próprio reencantamento ao mostrar cada detalhe para eles.
O bebê aprende e se desenvolve quando é criado pela família com amor, carinho, conversa, músicas. A família precisa organizar-se para que o bebê tenha horário de dormir, passear e tomar banho e brincadeiras. Mas tudo isso, respeitando seu próprio ritmo, sem se prender a regras rígidas, cada família deve criar as suas e ser flexível a ponto de muda-las sem maiores frustrações ou dramas.

Muitas pessoas me perguntam: “Devo atender meu bebê sempre que ele chorar? Devo pegá-lo sempre no colo?” A resposta é siiiiiim, por favor! Este momento é único e deve ser aproveitado ao máximo, sem se preocupar com regras rígidas, a rotina vai se estabelecendo aos poucos, e este contato, este sentir-se próximo, acolhido é muito importante que para que a criança se sinta segura e que o vínculo seja estabelecido. Aproveite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário